GIN ou GIM, o destilado da moda, você sabe o que é?

Qual é a diferença do gin para a vodka?

Sim!!! Não???

Entenda um pouco mais.


 

Para começar, há dois ingredientes obrigatórios para se ter um GIN: álcool extra neutro e zimbro.

A partir dessa premissa você já entendeu a diferença base não é?

A vodka é um álcool puríssimo, sem sabores, já o GIN parte desse álcool puríssimo acrescido de zimbro e podendo ou não ter a infusão de outras especiarias ou frutas junto, o que chamamos de “botânicos” da bebida. Pode-se usar uma infinidade de botânicos que, combinados, produzem outra infinidade de sabores. Angélica, anis, semente de coentro, cardamomo, cássia, canela, casca de cítricos, erva-doce, gengibre, priprioca, cumaru… Use o que quiser, desde que tenha zimbro....

Essa mistura cria uma personalidade única no GIN, com cor ou não, sabor e aroma diferenciados.

O zimbro, a grande estrela do GIN, é o fruto (baga) de árvores do gênero Juniperus, da família dos ciprestes, primos dos pinheiros, originárias do Hemisfério Norte.

Tá aí o porquê do GIN ter voltado a brilhar na coquetelaria moderna. Com a redescoberta da arte de misturar sabores e bebidas, os bartenders encontraram na versatilidade do GIN, uma bebida a ser descoberta em toda sua amplitude. Assim como os vinhos, é uma bebida que propõe a brincadeira de saborear misturas desde a sua produção, até as misturas que serão feitas na hora do consumo.

O movimento de volta do GIN inclui não somente a reformulação de servir uma bebida mais elaborada em sabor, mas também no formato de servir, hoje um xodó, sendo servido na taça bowl.

Além disso, ele sai de coadjuvante para ser servido antes das refeições ou em festas, começando inclusive, a ser utilizado na harmonização com pratos, de ingredientes até mesmo inusitados.

Uma mistura que você pode testar em casa é essa:

Na taça bowl, encha até a metade de gelo, gire a taça por 15 segundos para gelar bem.

Acrescente 1 dose de GIN com 3 doses de Red Bull Tropical, coloque um twist de limão siciliano na borda, de modo que fique um pouco dentro e um pouco fora da mistura (assim seu paladar e seu olfato serão premiados com as notas do limão).

Sirva junto palitos com:

1 pedaço de manga madura

1 pedaço de salmão defumado

Alguns flocos de coco por cima

Aproveite tudo junto e sinta como o GIN veio para ficar.