É um fato que o sal na gastronomia é indispensável, mas será que na coquetelaria ele também tem espaço?
Pois é, acredite ou não, ele tem sim. Confira as dicas.

Diferente da gastronomia, na coquetelaria a função do sal é ressaltar outros sabores e não necessariamente ser o protagonista.

Se falamos de sal em coquetéis você provavelmente lembrou da famosa Margarita feita com tequila, triple séc, limão e xarope de açúcar ou agave, ingredientes que a fazem bastante ácida. É exatamente aí que o sal entra, para balancear esses sabores, já que o sal torna o doce mais doce, equilibra a acidez das frutas cítricas e ainda quebra o amargor, tornando o drink mais amigável ao paladar.

Entendeu o princípio?
O Blood Mary é outro coquetel que usa dessa mesma base para tornar o sabor do suco de tomate, pimenta e molho inglês juntos muito mais amistosos ao paladar. E tem mixologista que afirma que: qualquer drink que leve frutas cítricas, café ou chocolate tem grandes chances de se beneficiar de uma pitada de sal.

O certo é que vale se aventurar e experimentar nas suas criações uma pitadinha de sal.

Uma dica pra manter a quantidade de sal no coquetel sempre a mesma é trabalhar com uma solução salina: 20g de sal para 80ml de água e colocar 1 ou 2 gotas (com o conta gotas, o mesmo usado em bitters) em cada coquetel durante o preparo.

Agora é só você fazer o teste!