A história da cachaça no Brasil é bastante antiga, com seu início por volta de 1516 a 1532. Podemos afirmar que o local da primeira destilação foi no litoral brasileiro, porém, o ponto exato não existe. Por isso podemos dizer que a cachaça é o primeiro destilado da América Latina, antes mesmo do pisco, tequila e rum.
Mesmo não sabendo ao certo como foi a descoberta desta bebida, existem duas versões que explicam, ou tentam, como foi o início de tudo.

A primeira, e mais aceita, relata que os portugueses, acostumados a tomar a bagaceira (destilado da casca de uva), improvisaram uma bebida a partir da fermentação e destilação de derivados do caldo da cana-de-açúcar, que produzia o mesmo efeito prazeroso do seu líquido. (IBRAC - Instituto Brasileira da Cachaça)

A outra versão conta que, nos engenhos, durante a fervura da garapa para fazer o açúcar, surgia uma espuma que era retirada dos tachos e jogada nos cochos dos animais que, com o tempo, fermentava, transformando-se num caldo (o qual se dava o nome de “cagaça”) que parecia revigorar o gado. Percebendo esses efeitos, os escravos resolveram experimentar a bebida, passando assim, a consumi-lo também. (IBRAC - Instituto Brasileira da Cachaça)

Como os portugueses já conheciam as técnicas de destilação, começaram a destilar o mosto fermentado da cagaça e - provavelmente - também, do melaço, subproduto da produção de açúcar e do próprio caldo de cana, dando origem à Cachaça – a aguardente de cana brasileira. (IBRAC - Instituto Brasileira da Cachaça)

A verdade mesmo é que a história da cachaça confunde-se com a do próprio Brasil. Lá pelos meados de 1502 e 1504, quando as primeiras mudas de cana de açúcar chegaram ao Brasil, trazidas por Gonçalo Coelho e por Fernão de Noronha, não se imaginava que ali começava a ser escrita uma assinatura de autenticidade de uma bebida que soube traduzir as cores e a alegria do povo brasileiro.

Hoje, a cachaça é sinônimo de caipirinha, do colorido, das frutas e da brasilidade, sendo também um produto elaborado que carrega um terroir e características, assim como whiskys, vinhos… a serem degustados e descobertos.

Cachaça é coisa de brasileiro, cachaça é Brasil!